Ainda vale a pena cursar artes cênicas para seguir a carreira de ator?

Os cursos ligados a artes necessitam de reconhecimento social, para que desta forma ocorra a importância e desenvolvimento da cultura seja obtido. Ainda que a formação em artes cênicas seja diversificada é comum que ao ouvir falar do curso, uma das primeiras coisas que venha em mente seja a carreira de ator, o glamour dos palcos da TV, ou do cinema. Mas será que vale a pena cursar artes cênicas?

O curso não se restringe a aulas de encenação e expressão corporal, durante os estudos também irão ser trabalhados conhecimentos do campo histórico, filosófico, literatura, técnicas de voz, figurinos, dança, dentre outras coisas. Um bom ator é um ator completo, então se este é seu objetivo o curso é um boa opção, pois com ele é possível ter uma formação mais ampla do que no curso de teatro, por exemplo. É possível seguir a carreira de ator, mas também a de diretor, ou cenógrafo.

Realize uma pesquisa na região em que você mora com o intuito de saber quais são as opções de cursos em sua região, a formação é diversificada e será possível encontrar cursos livres, profissionalizantes, técnico ou de graduação. Iremos focar nos cursos de graduação, a oferta costuma ser baixa na rede particular de ensino superior, no geral os melhores cursos se encontram nas universidades públicas, mas isto não quer dizer que ao ir para uma instituição particular sua formação seja defasada, existem instituições comprometidas na rede privada, procure por elas.

Alguns aspectos são importantes na formação de um bom ator como ter uma boa memória, boa dicção, concentração, dentre outros aspectos. Para além destes pontos, o profissional deve buscar constante aperfeiçoamento, estão disponíveis no mercado uma gama de possibilidades para aperfeiçoamentos.

Cursos de graduação

Bacharelado:

o curso nesta modalidade tem a média de quatro anos, com ele é possível se inserir nas áreas de cenografia, dublagem, direção, e diversas outras áreas. O foco do curso é desenvolver o trabalho corporal do ator, com a finalidade de que o ator construa sua própria encenação. No bacharelado há disciplinas práticas como a dança, mas também são trabalhadas as teóricas como Literatura, História do Teatro, e tantas outras. A depender  da instituição de ensino o aluno terá que optar por uma área de especialização.

Licenciatura:

esta modalidade de curso foi feita para quem deseja dar aulas em escolas, a duração média é de quatro anos.

A escolha pelo curso costuma ser motivada pela vontade de ser artista, o foco na formação do ator é principalmente no campo teatral, é importante ter em mente as dificuldades do mercado de trabalho, pois ele é pequeno e competitivo. Os salários são variáveis.