Como se tornar um dublador? Melhores escolas de dublagem

Se tornar um dublador não é missão fácil, assim como todas as outras profissões existem dificuldades a serem enfrentadas e é necessário muita dedicação e esforço para alcançar o objetivo final. Para seguir a carreira de dublador é essencial que esses profissionais tenham um pouco de experiência em atuação, já que a fala deve se encaixar tanto a tonalidade quanto o jeito ao momento da cena que passa no filme, serie ou desenho.

A atuação sendo algo essencial atrás do microfone além de investir em uma boa escola de dublagem é necessário investir também em um excelente curso de teatro para aumentar as chances e se tornar um ótimo profissional na área.

Com vários canais pagos e uma maior produção de séries e filmes devido às plataformas de streaming a necessidade de dubladores faz com que a demanda desse mercado tenha aumentado muito. No Brasil a existência de profissionais de dublagem de ótima qualidade é tanta que existem personagens que ficam extremamente conhecidas pela voz do dublador e não pela voz do ator original.

Como funciona o processo de dublagem?

Todo o processo começa com o material original que chega para ser traduzido. Logo após a tradução do material original o texto e o filme são entregues ao diretor que tem a missão de assistir e logo pontuar as cenas de cada personagem. Com essa etapa concluída é escalado o elenco que irá trabalhar nessa produção e determinado o horário de cada dublador no estúdio.

Com a prática todo o processo se torna natural para os dubladores, já que são muitos detalhes necessários a se aterem. Fone de ouvido, microfone, texto e vídeo da cena estão disponíveis para esses profissionais que começam a enfrentar o desafio da dublagem.

Os dubladores geralmente não sabem o que vão dublar, e isso é um dos maiores desafios, já que a depender do caso tem que ser trabalhado o jeito de falar de cada ator e ainda a respiração que controla a frequência da fala. Nos casos de cenas corridas, que são durante uma conversa entre pessoas normais é necessário respirar junto com os atores e entender todo o contexto que se passa na cena para ser passado ao público final com a mesma emoção e espontaneidade.

Antes a dificuldade era bem maior, hoje através da tecnologia e dos cursos de dublagem espalhados por todo o Brasil ficou muito mais fácil. Hoje os dubladores mesmo com todas as suas capacidades adquiridas nos cursos conseguem com a ajuda do operador de áudio e com tecnologias digitais encaixar as falas no lugar certo caso não encaixe.

Para se tornar um dublador de sucesso é necessário procurar as escolas com cursos de dublagem e analisar qual a melhor escolha para cada pessoa. Cursos digitais também são oferecidos para que os alunos façam a distância e consigam assim se qualificar de forma simplificada.