Qual a melhor universidade privada de São Paulo?

Para saber quais são as melhores universidades privadas do estado de São Paulo foram coletados dados do Ranking Universitário Folha 2019 (RUF). Desde 2012 são avaliadas as instituições públicas e privadas do ensino superior brasileiro. Os dados levados em consideração são: Qualidade do Ensino, Pesquisa, Mercado de trabalho, Inovação e Internacionalização.

Se prepare para os vestibulares em 2021 e dispute uma vaga em uma das melhores universidades privadas do estado de São Paulo. Confira as melhores instituições privadas de São Paulo neste artigo.

Em primeiro lugar no Ranking está a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), fundada na cidade de São Paulo durante o século XIX por missionários e educadores presbiterianos. Em 1986 inauguraram a Escola de Engenharia que consiste na mais antiga do país na rede privada de ensino. Posteriormente foi fundada o Mackenzie College o qual passou a ofertar diversos cursos. Hoje a instituição está entre as melhores do país.

A PUC-SP ocupa a segunda colocação, fundada em 1946, devido a união da Faculdade de Filosofia, Ciências, e Letras de São Bento e da Faculdade Paulista de Direito, as duas instituições quando agregadas formaram o que hoje conhecemos como PUC-SP. Foi concedida a universidade pelo Papa Pio XII o título de Pontifícia, devido ao seu envolvimento com a comunidade católica.

Com o passar do tempo a instituição foi agregando outros cursos a sua grade, sempre se preocupando com a qualidade do ensino e pesquisa o que fez com que o vestibular PUC SP se tornasse um dos mais concorridos do Brasil. A universidade anualmente costuma estar no topo das instituições superiores do Brasil e do estados de São Paulo.

O terceiro lugar também é ocupado por uma pontifícia, mas dessa vez é a PUC – Campinas, a instituição foi fundada em 1941, e no ano de 1972 teve o título de Pontifícia concedido pelo Papa VI. É uma das mais consolidadas instituições do país, tendo destaque em diversos rankings nacionais e internacionais. No ano de 2019 se destacou como a segunda melhor universidade particular do Brasil, e a melhor do interior do estado pelo RUF 2019, além de ter o mesmo título concedido pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS).

A UNINOVE (Universidade Nove de Julho), ocupa a 4ª colocação, tendo destaque estadual e nacional, a instituição possui cinco unidades e um centro de Pós-graduação, contando ainda com mais de 50 polos distribuídos pelo país, e mais de 90 cursos ofertados.

Na quinta colocação se encontra a UNIFRAN (Universidade de Franca), foi pensada para ser um modelo de ensino superior voltado para o futuro desde sua fundação em 1970. Hoje conta com um campus pensado para o conforto do campo estudantil. Possui ainda um vasto número de cursos na graduação e Pós-graduação.